quinta-feira, julho 13, 2006

Caleidoscópio em fragmentos ímpares


São precisos três frangos para preparar um caldo forte e apurado, que garanta a cura de qualquer indisposição. Mais uma panela robusta, uma paciência de santo, uma receita de família e um sentimento de compaixão seletivo – que inclua o doente e exclua os frangos.

São precisas três maçãs para dar cabo de apenas uma Branca de Neve. A primeira, ela morde e vai para o lixo porque maçã com marca de dentes não fotografa bem. As duas outras pousam na face da princesa e lhe dão o colorido necessário para que nossas fantasias mais queridas não desbotem no filme.

São precisos três charutos para chamar Exu na encruzilhada. Três fios de cabelo para tirar o marido indesejado de casa em três dias. Três Marias para que o céu não chova no dia do passeio. Três pérolas para fazer um par de brincos que conquiste para sempre a namorada.

Há quem discorde das receitas assimétricas. Eva nem lhes dá ouvidos. Só Deus cria pares perfeitos: pernas, casais, goiabada com queijo, gêmeos univitelinos. Nós, os semoventes, encontramos nas arestas consolação e atrevimento.

Rosa Amanda Strausz
Foto de C.Acosta

15 comentários:

Anônimo disse...

Um conto em forma de prosa poética: a idéia que se realiza e justifica emoções que dizem do fazer literário. Em bom português: gostei um bocado. Um abraço. E sucesso para o blogue de vocês.

Anônimo disse...

Prosa poética, crônica poética, alta ajuda para leitores de olhos afiados. Vocês dois são muito bons e o blogue é prova disso. Sucesso.

Anônimo disse...

Eu só digo que vou ficar impaciente demais esperando as segundas e quintas! E que estou orgulhosa de ter apresentado um ao outro! Eita dupla fantástica!
Bjs.

Anônimo disse...

Palavras são colírios para a alma, em especial, quando densas e literárias. Não esperiaria menos de vocês. Parabéns! Sucesso!

Anônimo disse...

pelo início desse requintado petisco literário, desse piquenique de letras cheias de sentido e poesia, prevejo um grande sucesso! Parabéns! Serei assídua frequentadora!

Anônimo disse...

querida
seu texto tá de derreter a alma, de tão lindo! fiquei intrigadíssima com as três pérolas para fazer um para de brincos - êta assimetria bacana! tá todo maravilhoso o texto, cheio de frases perfeitas, inteligentes, surpreendentes, originais.
Um beijão.

Anônimo disse...

Bravos, Rosa e André.
Tudo coisa muito boa de se ler.
Virei freguesa.
Um beijo!
Adelaide do Julinho

Anônimo disse...

Deus é assimétrico. Criou o homem, a mlher e a Rosa.

Anônimo disse...

Vocês três formam um belo quinteto.
Parabéns pelos textos. E que venham mais.
Barreto

Anônimo disse...

Amiga Rosa: que delícia ler seus textos. Depois dos comentários acima, o que mais dizer ? Amei !
Beijos, Helio

Anônimo disse...

Finalmente, Rosa! Já estava com saudades da sua produção adulta, que andava pulverizada demais por antologias. E acabei também tomando contato com o texto do André Aguiar - muito bom por sinal. Vida longa ao blog e à fértil parceria! Beijos.

Anônimo disse...

E são precisos bem mais de três elogios para fazer justiça à beleza deste pequeno poema em prosa...

Anônimo disse...

Que lindo Rosa!!Gostei de montão!!!
E salve a assimetria!!!

Grande abraço e obrigada !!!

Anônimo disse...

Este texto é um
presente em palavras.
Sucesso nas idéias
e na inspir(ação).
grata, Luciana Carvalho.

Anônimo disse...

Rosa, gostei do formato e do tom de ambos vocês, parabéns! Vou colocar o site nos meus favoritos para ir me alimentando dessas drágeas literárias de rara qualidade. Beijos,
Angela Leite